Ter um
site responsivo é extremamente importante para qualquer empresa, trazendo
benefícios especiais como o oferecimento de uma boa experiência ao usuário e o
alcance de um melhor ranqueamento em páginas de resultado de busca.
Aqui,
explicamos o que é um site responsivo,
qual sua diferença para o mobile e falamos sobre a importância dessa
alternativa. Confira e entenda como o site responsivo pode auxiliar sua
empresa.
O que
é um site responsivo?
Um
site responsivo é aquele que foi projetado para se adaptar a qualquer tipo de
resolução de tela, sem apresentar distorções. Ele consegue identificar a
largura do dispositivo e quanto espaço há para exibir a página da melhor forma
possível.
Além
disso, o site responsivo redimensiona fontes, imagens, entre outros elementos
da página, para garantir que estejam proporcionais à resolução e possibilitem
uma boa visualização.
Tudo
isso tem como finalidade assegurar que o usuário tenha uma ótima experiência,
independente de qual dispositivo utilizou para acessar o site, se um
computador, celular ou tablet.
Site
responsivo e mobile: qual a diferença?
Uma
dúvida muito comum envolvendo o site responsivo é qual sua diferença em relação
ao site mobile. Pode parecer a mesma coisa, mas não é! O responsivo é um site
só projetado para ser adaptado a diversas resoluções de tela.
O site
mobile, por sua vez, é um site paralelo desenvolvido exclusivamente para
visualização em determinados dispositivos. Justamente por não abranger todos os
dispositivos não é a versão mais recomendada para as empresas.
Importância
do site responsivo
Qual a importância de um site responsivo costuma ser um questionamento frequente entre
empreendedores que estão investindo em presença online.
Esse
tipo de site é importante porque garante resultados específicos para a empresa.
Veja, a seguir, quais são:
Maior
alcance
De
acordo com a pesquisa TIC Domicílios de 2019, realizada pelo IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística), dos 134 milhões de usuários da internet
no país, 58% utilizam a rede somente por celular.
Isso
significa que ao investir em um site responsivo a empresa consegue atrair e
atingir esses potenciais clientes, tendo maior alcance, o que aumenta a possibilidade
de realizar novos negócios.
Garantia
de boa experiência ao usuário
A
experiência do usuário é fundamental para o sucesso de seu site. Quando os
usuários conseguem visualizar informações com clareza e navegar sem problemas
pelo site, a chance de eles comprarem seu produto ou serviço cresce
significativamente.
Não é
para menos, afinal, uma boa experiência no site passa uma imagem de
profissionalismo da empresa, aumentando a credibilidade em seu trabalho, de
modo a estimular a compra.
Melhora
no ranqueamento orgânico no Google
Outro
benefício muito importante é que o site responsivo tem um melhor ranqueamento
em páginas de resultados de busca do Google. Isto acontece porque a plataforma
favorece sites responsivos, destacando-os nas melhores posições.
Isso ocorre
desde 2018, quando foi lançada a mudança Google Mobile First Index, que
prioriza sites com adaptação mobile para indexação. No futuro, se o website não
for responsivo ou não tiver uma versão mobile, ele não aparecerá em resultados
de pesquisa.
Redução
da taxa de rejeição
Imagine
a seguinte situação: você tenta navegar por um site, mas o carregamento é lento
e quando ocorre tudo está desconfigurado. A única reação é abandonar
imediatamente a página, sem ter interação.
Essa
situação é medida pela taxa de rejeição do site. Deve-se mantê-la sempre baixa,
porque senão o Google entende que o conteúdo apresentado não é relevante.
Consequentemente, não ranqueia o site numa boa posição.
Ao
investir no site responsivo é possível reverter essa situação e reduzir a taxa
de rejeição expressivamente, trazendo impactos positivos ao negócio.
Aumento
da conversão de leads e vendas
Sites
responsivos têm maior capacidade de converter leads e vendas porque possuem
maior alcance, atingindo mais pessoas exatamente no momento em que elas
precisam.
Além
disso, também proporcionam uma boa experiência para o usuário, o que gera um
menor abandono da página e passa credibilidade sobre a empresa.
Carregamento
rápido de páginas
Quando
o carregamento de páginas é lento, o usuário abandona a página rapidamente, vai
para a concorrência e a empresa perda a oportunidade de captar um lead ou
realizar uma venda.
O site
responsivo elimina esse problema no carregamento, aumentando a velocidade e o
tempo de permanência do usuário na página.
Como
criar um site responsivo
Criar
site responsivo é uma tarefa que
deve ser feita por especialistas em programação, que tenham conhecimento em
design responsivo e, preferencialmente, em UX (User Experience).
Um
site responsivo envolve considerar diferentes fatores, como velocidade de
carregamento, visualização de imagens, legibilidade de textos, entre outros.
Por isso, é fundamental que seja desenvolvido por profissionais, para garantir
o melhor resultado.
Se já
tiver um site, mas não em versão responsiva, uma solução temporária é investir
em um plugin que faça a adaptação para mobile. Dessa forma, o usuário
conseguirá navegar pelas páginas pelo celular.