Como calcular preço de venda de um produto?

Uma das dúvidas
mais frequentes em empresas, especialmente entre as novatas no mercado, é saber
como calcular o preço de venda de um produto, afinal, muitos fatores devem ser
levados em conta para assegurar a geração de lucro e de um posicionamento
competitivo no mercado.

como calcular o preço de venda de um produto
Pensando em lhe
auxiliar nessa tarefa, separamos dicas preciosas sobre como calcular preço de
venda de produtos ou serviços. Acompanhe e aprenda como definir o valor ideal.

O que é preciso saber antes de calcular? 

Quatro tipos de
custo são importantes para calcular o preço de um produto e conhecê-los
simplificará o entendimento da composição do valor a ser aplicado. Veja,
abaixo, quais são eles:
·       
Custos diretos: são os de produção ou aquisição do
produto, sem rateios;
·       
Custos indiretos: gastos que precisam de rateios
para estabelecimento do custo final, como contratação de mão de obra, energia
elétrica, entre outros;
·       
Custos fixos: valores que não variam e existem
independentemente da quantidade de produtos vendidos, como o aluguel de um
armazém;
·       
Custos variáveis: gastos não fixos, por exemplo, os
feitos com embalagens, fretes, impostos de venda e campanhas esporádicas de links
patrocinados Google
.

Cálculo de preço de produto 

Mas, afinal, como
calcular o preço do produto tendo como base esses tipos de custos? Simples:
você deve somar todos para atingir um custo total. Depois, acrescente a taxa de
lucro que gostaria de ter.
A fórmula básica
para efetuar esse cálculo é a seguinte: Custos Direitos + Custos Indiretos +
Custos Fixos + Custos Variáveis = Custo Total. Em seguida, some o Custo Total +
Lucro = Preço de Venda.
É importante que a
empresa tenha total controle de todos os tipos de custos, desde a produção ou
compra de um produto até ações de marketing e contratação de
agência de link patrocinado, para evitar prejuízos. A taxa de lucro, por sua vez, deve ser próxima
à praticada pelo mercado, para seu preço ser mais competitivo.

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